Nova ronda negocial na Controlinveste

Os processos de despedimento colectivo abrangendo 61 jornalistas ao serviço do “Jornal de Notícias”, “Diário de Notícias”, “24 Horas” e “O Jogo”, do Grupo Controlinveste, voltam segunda-feira, dia 16 de Fevereiro, à mesa de negociações.

De manhã, realiza-se a segunda reunião de informações e negociações no âmbito do processo de despedimento colectivo na empresa Jornalinveste, Comunicação, SA, editora de “O Jogo”, anunciado em 15 de Janeiro, e à tarde, nova ronda na empresa Global Notícias, Publicações, que edita o JN, o DN e o 24H. As reuniões têm lugar na sede das empresas, no Porto.

Recorde-se que o Sindicato dos Jornalistas (SJ) intervém nos processos, que visam o despedimento de um total de 123 trabalhadores, 61 dos quais jornalistas, procurando fazer valer a posição, aliás sufragada em plenário, de que os processos devem ser suspensos com vista à abertura de um espaço de discussão de medidas alternativas. Esta posição é partilhada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Gráfica, Papel e Imprensa. Os dois sindicatos estão a intervir em cooperação.

Os efeitos sociais do despedimento colectivo e os riscos de descaracterização e diminuição da qualidade das publicações atingidas pelos processos estão a preocupar a Sociedade. Aproxima-se dos seis mil o número de subscritores dos manifestos públicos em defesa do JN e do DN, que podem ser encontrados nos seguintes endereços:

– JN: http://www.petitiononline.com/pelojn/petition.html

– DN: http://www.petitiononline.com/defesadn/petition.html.

Partilhe