Negociações suspensas na Controlinveste

As empresas Global Notícias, Publicações, SA, e Jornalinveste, Comunicação, SA, do grupo Controlinveste, alegaram hoje, 5 de Fevereiro, na reunião realizada com os representantes dos jornalistas, que necessitam de tempo para analisar os documentos de contestação dos despedimentos que lhes foram entregues, pelo que as reuniões deverão prosseguir na próxima semana.

No final da reunião foi divulgado o comunicado que a seguir se transcreve na íntegra:

Controlinveste: negociações suspensas

1. Os representantes dos jornalistas reuniram-se hoje com as empresas Global Notícias, Publicações, SA, e Jornalinveste, Comunicação, SA, do grupo Controlinveste, no âmbito dos processos de despedimento colectivo que as mesmas abriram.

2. As comissões sindicais e representativas dos trabalhadores sustentaram que as empresas devem suspender os processos encetados, a fim de abrirem um espaço de discussão dos problemas invocados e soluções alternativas. As empresas reafirmaram, porém, a intenção de manter os despedimentos colectivos.

3. Face à clara insuficiência das informações fornecidas pelas empresas no início do processo, à ausência de respostas aos pedidos formulados pelos representantes dos trabalhadores, colocando-os em situação de desvantagem negocial, e à necessidade invocada pelas empresas de analisarem os documentos de contestação entregues pelos representantes dos jornalistas, as reuniões deverão prosseguir na próxima semana.

4. Nestes termos, as comissões sindicais dos jornalistas na Global Notícias e na Jornalinveste desconvocam os plenários previstos para amanhã, dia 6, no Porto, e dia 9, em Lisboa, os quais deverão ser reagendados oportunamente.

Porto, 5 de Fevereiro de 2009

A Direcção e os delegados sindicais do Sindicato dos Jornalistas.

Partilhe