Controlinveste: fase de negociações requer atenção de todos

Na véspera do início das negociações acerca do despedimento colectivo na Controlinveste, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) alerta todos os jornalistas dos títulos impressos deste grupo para a necessidade de continuar a defender os direitos e interesses comuns em conjunto.

O SJ apela a que todos acompanhem de perto o processo, “tanto em termos de informação como de participação na tomada de decisões fundamentais”, incentivando também os profissionais não afectados directamente a participarem solidariamente, por forma a que se dêem as “respostas adequadas à situação criada pelas empresas”.

Recorde-se que, em 28 e 29 de Janeiro, os trabalhadores ao serviço da Global Notícias (editora do JN, DN e 24 Horas) e da Jornalinveste (“O Jogo”), aprovaram, em plenário, uma moção exigindo a retirada dos processos de despedimento colectivo e a criação de uma oportunidade de discussão entre as empresas e os sindicatos.

Segue abaixo o comunicado na íntegra:

COMUNICADO

Despedimento colectivo: fase de negociações requer atenção de todos

Aos jornalistas do “Jornal de Notícias”, “Diário de Notícias”, “24 Horas” e “O Jogo”

1. Começam amanhã, 5 de Fevereiro, as reuniões previstas na lei para a negociação entre as empresas e as comissões sindicais, no âmbito dos processos de despedimento colectivo iniciados pelo Grupo Controlinveste nas empresas Global Notícias, Publicações, SA e Jornalinveste, Comunicação, SA.

2. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e as comissões sindicais respectivas, assistidas pelos advogados Horácio Serra Pereira e António Torres Pedroso têm estado a preparar a sua participação com todo o cuidado.

3. Nesta fase, a missão desse grupo de intervenção consiste na defesa colectiva dos direitos e interesses dos jornalistas, desde logo o direito ao trabalho, procurando recolher e analisar todas as informações possíveis, discutir os fundamentos apresentados pelas empresas e tomar posições nos processos, bem como equacionar e apresentar soluções para os problemas que se levantem.

4. Até agora, além das informações gerais e dos plenários já realizados, o referido grupo tem trabalhado o mais directamente possível com os jornalistas abrangidos, mas os restantes profissionais não devem ficar de fora deste processo, tanto em termos de informação como de participação na tomada de decisões fundamentais.

5. Assim, a Direcção e as comissões sindicais do SJ naquelas empresas contam difundir amanhã, ao fim da tarde, uma informação sobre o conteúdo essencial das reuniões, estando também convocados plenários no Porto (sexta-feira, dia 6) e em Lisboa (segunda-feira, dia 9).

6. A Direcção do SJ e os delegados sindicais dos jornalistas no JN, DN, 24H e O Jogo apelam à participação solidária de todos, na convicção de que, juntos, daremos as respostas adequadas à situação criada pelas empresas.

Porto, 4 de Fevereiro de 2009

A Direcção e os delegados sindicais do Sindicato dos Jornalistas

Partilhe