Lançamento de “O diário secreto que Salazar não leu”

Revelações e factos inéditos sobre a espionagem em Portugal durante a II Guerra Mundial foram reunidos pelo jornalista Rui Araújo no livro “O diário secreto que Salazar não leu”, cujo lançamento está marcado para 27 de Outubro, pelas 19 horas, na Fnac Colombo, em Lisboa. A apresentação estará a cargo de Francisco Pinto Balsemão e do primeiro director do SIS, Ramiro Ladeira Monteiro.

Editado pela Oficina do Livro, este volume de 350 páginas é fruto de ano e meio de pesquisa em arquivos nacionais e estrangeiros em busca de informação que complementasse o conteúdo sobre Portugal presente nos 12 grossos volumes que constituem o diário recentemente desclassificado de Guy Liddell, director de contra-espionagem do MI5.

A obra está organizada cronologicamente e conta várias histórias de espiões portugueses que, em troca de dinheiro, serviam qualquer dos lados do conflito e que por vezes eram recrutados junto da polícia secreta lusa. Só para se ter uma ideia: enquanto o número 1 da PVDE, Agostinho Lourenço, passava informação aos alemães, José Catela, o número 2, espiava para os ingleses.

Partilhe