Hemeroteca digital disponibiliza duas séries de “O Panorama”

A primeira e a segunda séries do jornal literário e instrutivo “O Panorama”, publicado aos sábados entre 1837 e 1844, estão disponíveis online numa iniciativa da Hemeroteca digital, permitindo assim conhecer o quadro mental português da primeira metade do século XIX.

A publicação, que teve grande impacto em Lisboa e foi também distribuída pela província, ilhas, Brasil, Bélgica, Espanha, França e Inglaterra, contou com colaborações de Alexandre Herculano, António Feliciano de Castilho, Henriques Nogueira, António de Oliveira Marreca e Manuel Maria Bordallo Pinheiro, entre outros intelectuais e artistas da época.

Inicialmente, “O Panorama” dedicou-se a matérias como a polémica política, mas depressa trocou essa vertente mais grave por artigos simples sobre os avanços da ciência, da arte e da história, tornando essa informação acessível ao homem comum, ou não fosse o jornal publicado sob a chancela da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis.

A Hemeroteca prevê que em 2009 irá disponibilizar online as restantes séries de “O Panorama”, publicadas em 1852-1856, 1857-1858 e 1866-1868, já sob a égide de outras empresas.

Partilhe