Repórter britânico desaparecido em Gaza

O jornalista escocês Alan Johnston, correspondente da BBC no Médio Oriente, está incontactável desde 12 de Março, data em que segundo testemunhas terá sido sequestrado por quatro desconhecidos armados perto dos escritórios da emissora britânica na Faixa de Gaza.

De acordo com declarações de funcionários da segurança palestiniana à Associated Press, o jornalista foi forçado a sair da viatura alugada em que seguia e a entrar noutro veículo, altura em que conseguiu atirar para o chão um cartão de visita onde se lia Johnston.

O porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, emitiu um comunicado no qual critica o sequestro, enquanto as forças de segurança da Palestina instalaram postos de controlo em Gaza e tentam encontrar Alan Johnston.

Os sequestros de jornalistas estrangeiros têm sido frequentes na Faixa de Gaza, mas até à data não houve a lamentar a morte de qualquer dos reféns, que acabam por ser libertados após curtos períodos de detenção. O caso mais recente data de Janeiro e envolveu o repórter fotográfico peruano Jaime Razuri, da France Presse, que saiu em liberdade depois de uma semana de cativeiro.

Partilhe