Foto do atentado de Londres ganha prémio de “jornalismo-cidadão”

Uma fotografia tirada por uma testemunha dos atentados de 7 de Julho de 2005, em Londres, após uma explosão num autocarro em Tavistock Square ganhou, quase por unanimidade, o primeiro prémio Nokia Citizen Journalism Award.

A imagem, que correu mundo depois de ter sido entregue à Scoopt – uma empresa que compra e vende materiais produzidos por não jornalistas susceptíveis de interessar aos média -, mostra o momento em que os passageiros do autocarro ainda estão a abandonar o local da explosão onde morreram 14 das 56 vítimas desse dia negro em Londres.

O autor da fotografia pediu para permanecer anónimo e garantiu que os produtos Nokia e o acesso gratuito ao serviço Flickr Pro durante um ano que recebeu de prémio serão doados a instituições de caridade.

Em segundo lugar ficou David Otway, que fotografou os momentos seguintes à explosão do campo petrolífero de Buncefield a partir do voo da Ryanair em que seguia; e em terceiro quedou-se Alex Chadwick, autor de uma imagem dos sobreviventes dos atentados de Londres a caminhar pelos túneis do metro após os ataques.

O júri deste primeiro Nokia Citizen Journalism Award avaliou mais de 45 imagens tiradas por mais de trinta cidadãos que, apesar de não serem jornalistas de profissão, viram as suas imagens e vídeos serem divulgados pelos órgãos de comunicação social do Reino Unido e Irlanda.

Partilhe