Repórteres detidos em manifestação no Irão

Vários jornalistas estrangeiros que cobriam uma manifestação comemorativa do Dia Internacional da Mulher, em Teerão, foram detidos pela polícia iraniana, que lhes confiscou o equipamento fotográfico e filmagens vídeo antes de os libertar.

Além da acção sobre os repórteres, as forças de segurança agrediram centenas de mulheres e homens que assinalavam pacificamente a data no Parque Daneshjoo, na capital iraniana, alegando que o ajuntamento não tinha autorização oficial e que a intervenção policial visava impedir que a iniciativa tomasse uma dimensão política.

Na véspera, 7 de Março, o Ministério do Interior havia convocado várias activistas pelos direitos das mulheres para as instar a cancelar o encontro. As activistas informaram o representante do Ministério nada ter a ver com a organização do evento, sublinhando no entanto que a celebração da data era prática habitual de diversos grupos.

No próprio dia dos acontecimentos, as autoridades filmaram a manifestação antes de darem ordem para dispersar e, perante a recusa pacífica da multidão, recorreram à força.

Partilhe