Confiança pública nos média é prejudicada por más administrações

A confiança pública nos média e as perspectivas económicas dos órgãos de comunicação são prejudicadas por administrações que efectuam cortes impiedosos nos orçamentos editoriais, contribuindo assim para a diminuição da qualidade do jornalismo, alertou Aidan White, secretário-geral da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), durante o Fórum Económico Mundial, em Davos.

O dirigente da FIJ proferiu este aviso durante o debate sobre a crise dos média de massas, no qual também participaram Arthur Sulzberger Jr., dono do “New York Times”, James Kelly, editor-executivo da revista “Time”, e Hu Shuli, editor da revista chinesa “Caijing”.

Aidan White criticou a falta de equilíbrio entre bom jornalismo e imperativos económicos que tomou conta de grande parte da indústria dos média, apelando a um regresso aos valores chave do jornalismo, como “a comunicação de informação boa, fiável, tão próxima da verdade quanto possível e recolhida por pessoas com princípios”.

Esta visão foi partilhada por Arthur Sulzberger Jr., que no entanto discordou de White quanto aos impactos dos actuais modelos económicos das organizações de média, alegando que o capitalismo é um mecanismo que se auto-corrige.

Partilhe