SJ condena ataque ao Observador e apela a garantias de proteção dos jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudia firmemente os atos de vandalismo contra a fachada do jornal on-line e da rádio Observador, na madrugada de segunda-feira, 20 de maio.

O SJ entende que um ataque a instalações onde trabalham jornalistas configura um atentado contra a liberdade de imprensa, que deve ser investigado e punido. Não podemos, também, de deixar de entender estas atitudes como uma ameaça direta à segurança dos jornalistas, que nos preocupa, num contexto de ameaças e pressões crescentes ao jornalismo e aos jornalistas.

O SJ entende como de absoluta intransigência a defesa dos trabalhadores dos órgãos informativos, o que se estende a todos os locais onde exercem a sua profissão.

O SJ lembra que a pluralidade de opiniões no espaço mediático a todos enriquece, ajuda à reflexão e promove o debate entre contraditórios, essencial ao funcionamento de uma democracia sã.

O SJ apela à direção do Observador para que tome todas as medidas para a proteção dos jornalistas que trabalham para este título e das instalações em que exercem a atividade.

Partilhe