«Os média e a cosntrução europeia»

Quarenta jornalistas vindos do estrangeiro e cem portugueses deverão participar, em Lisboa, no seminário «Os Média e a construção europeia», que o SJ está a organizar, com o apoio da Representação em Portugal da Comissão Europeia. A data do evento recairá no dia 11 de Maio, um sábado. O comissário europeu António Vitorino, como convidado de honra, fará a abertura do tema.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) está a preparar um seminário europeu de jornalistas sobre «Os média e a construção europeia». Inicialmente previsto para Fevereiro, o evento teve de ser adiado, por dificuldade de agenda de alguns dos convidados mais proeminentes. A data definitiva foi finalmente estabelecida para 11 de Maio, que recai num sábado. Pretende-se, com este seminário, analisar e debater o papel dos meios de informação nas políticas comunitárias e, em especial, a importância dos média na criação de uma opinião pública europeia. Pretende-se igualmente fazer o ponto de situação da comunicação social portuguesa no projecto europeu.

O programa ocupará um dia inteiro e começará com uma intervenção de fundo que, a convite do Sindicato dos Jornalistas, será feita pelo comissário europeu António Vitorino, seguindo-se três painéis de debate, sob a coordenação de especialistas na matéria, portugueses e estrangeiros.

o SJ está a convidar, para o efeito, jornalistas prestigiados de todos os países integrantes da União Europeia e também uma dezena de peritos e personalidades do sector da comunicação social, no âmbito europeu. Espera-se a presença de 40 participantes vindos do estrangeiro e de uma centena de portugueses.

Oortunamente serão abertas as inscrições e divulgado o programa completo

Toda a organização do seminário será da responsabilidade do SJ, que obteve a garantia de comparticipação financeira da Representação em Portugal da Comissão Europeia.

Partilhe