Atribuições e finalidades

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) é uma organização regional da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ). Defende os interesses dos sindicatos de jornalistas e seus filiados no quadro político e sindical da Europa, designadamente da UE e do Conselho da Europa. Representa actualmente cerca de 200 000 jornalistas de 29 países.

A Federação Europeia de Jornalistas desenvolve a sua acção em toda a Europa, tendo em vista o apoio às actividades sindicais e o exercício da profissão de jornalista, com o objectivo de proteger e defender a liberdade de expressão e de informação, assim como os direitos humanos dos jornalistas, tal com o estabelece o Artigo 10.º da Convenção Europeia dos Direitos do Homem (CEDH):

A FEJ concentra os seus esforços em questões de carácter profissional e social relacionados com as grandes transformações que afectam a indústria dos media: direitos de autor, freelance, relações industriais, conselhos de imprensa europeus, acesso à informação, diálogo social, sociedade da informação.

A FEJ é um órgão autónomo da Central Europeia de Sindicatos (CES) e está acreditada na União Europeia, na qualidade de membro dessa estrutura sindical, com a qual coopera estreitamente, bem com outras representando grupos de trabalhadores da informação.

A FEJ participa na elaboração de princípios e linhas de orientação relativas a uma política sindical comum no domínio dos media e da informação e procura obter das instituições europeias – Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Concelho de Ministros, Conselho da Europa e Conselhos para a Segurança e Cooperação na Europa — um amplo apoio para uma político de desenvolvimento dos media.

Partilhe