LISTA B – Quem Somos?

Dos 22 aos 73 anos, temos em comum a paixão pelo jornalismo e a dedicação à causa sindical.

A LISTA B candidata-se a um novo mandato com propostas concretas para fortalecer e renovar o Sindicato dos Jornalistas.

Somos uma equipa diversa e plural, que se candidata a todos os órgãos do SJ. Dos 22 aos 73 anos, vamos trabalhar juntos, nos próximos três anos, em defesa do Jornalismo e dos Jornalistas.

A grande maioria dos membros da LISTA B está em contacto direto com as redações, mas também integramos quem, à semelhança de muitos outros camaradas, está oficialmente no desemprego ou tenta manter-se no ativo através de colaborações mal pagas e insistindo em fazer jornalismo fora de Lisboa ou do Porto.

Todos nos dedicamos diariamente à defesa das boas práticas jornalísticas e de condições de trabalho dignas.

Acreditamos que o futuro do JORNALISMO passa por um sindicalismo forte, que depende do envolvimento das gerações mais novas e, por isso, contamos, para os vários órgãos do SJ, com jornalistas com experiência sindical e passagens por conselhos de redação e comissões de trabalhadores, mas também com gente mais jovem, que possa continuar a fazer do SJ um sindicato forte e, sobretudo, representativo.

A LISTA B vai continuar a honrar o compromisso de fazer do SJ uma casa de portas abertas ao contributo construtivo de todos.

À semelhança da composição que apresentou há três anos, esta é também uma lista paritária, com 39 homens e 36 mulheres (duas das quais candidatas a presidentes de órgãos do SJ).

Com 12 mulheres e 10 homens, efetivos e suplentes, a Direção conta com jornalistas dos 31 aos 60 anos, a trabalhar em dez redações do país (Lusa, RTP e RDP, TSF, Renascença, JN, Público, Correio da Manhã, A Bola e Visão), mas também repórteres freelancer a partir de Lisboa, Pombal, Coimbra e Aveiro, profissionais no desemprego e precários de longa duração.

Somos jornalistas de imprensa, rádio, televisão, digital e multimédia, fotojornalistas e repórteres de imagem, reformados, desempregados e recém encarteirados – em comum temos a paixão pelo jornalismo e a dedicação à causa sindical.

A LISTA B completa está: aqui

O programa da LISTA B está: aqui

Acompanha as propostas e as ações da LISTA B neste link

Partilhe