SJ nas comemorações do centenário de António Paulouro

Muitas figuras da vida pública portuguesa e centenas de amigos e admiradores juntaram-se à homenagem nacional.

O Sindicato dos Jornalistas participou no sábado, dia 7 de Novembro, na homenagem ao jornalista António Paulouro, fundador e director por toda a vida do Jornal do Fundão, no âmbito das comemorações do centenário do seu nascimento.

O programa destacou uma exposição de fotografias alusivas à vida e obra do jornalista, escritor e político, no Casino Fundanense, bem como o lançamento de uma antologia e fotobiografia do carismático jornalista, da autoria de Fernando Paulouro Neves (sobrinho, que lhe sucedeu no cargo de director do jornal até 2012) e Alexandre Manuel.

Muitas figuras da vida pública portuguesa e centenas de amigos e admiradores juntaram-se à homenagem nacional. Eduardo Lourenço, Ramalho Eanes, Marcelo Rebelo de Sousa, Pilar del Rio, Adelino Gomes, Fernando Dacosta, Mário Zambujal, entre muitos outros, participaram da sessão.

Na exposição – que pode ser visitada até final do ano – estão patentes muitos momentos marcantes da vida do jornalista, que em 1946 fundou o Jornal do Fundão, título emblemático da imprensa regional portuguesa, com o dinheiro do trabalho nas minas de Volfrâmio, em Argemela.

Símbolo de resistência e luta contra a ditadura, em defesa da liberdade de imprensa, a publicação do Jornal chegou a estar suspensa pela censura. Actualmente o Jornal do Fundão é dirigido pelo jornalista Nuno Francisco, e na redacção trabalham seis pessoas. Tem uma tiragem média de 20 mil exemplares.

Partilhe