25 de Abril sempre!

O jornalismo é um pilar fundamental da democracia e a democracia portuguesa tem uma data fundamental, o dia inicial inteiro e limpo de 25 de Abril de 1974.

Hoje, perante as ameaças externas e internas, é necessário lembrar todos os dias que o jornalismo é um compromisso com a liberdade e a independência, a pluralidade e a diversidade, a dignidade humana e o bem-estar social.

Ora, também no jornalismo o actual quadro de crise, com as conhecidas medidas de austeridade, tem resultado em relações laborais precárias, baixos salários, indignos de uma profissão qualificada, e despedimentos colectivos. Tudo isto tem contribuído para alimentar um clima de medo e autocensura entre aqueles e aquelas que garantem um jornalismo independente e livre.

É neste quadro – e quando é conhecido um projecto de lei da iniciativa de PSD,CDS-PP e PS que pretende impor um visto prévio à forma como os òrgãos de comunicação social cobrem as eleições, um atentado à liberdade de imprensa – que o Sindicato dos Jornalistas vai assinalar o 25 de Abril de 2015, juntando-se à manifestação popular que, tradicionalmente, enche a Avenida da Liberdade, em Lisboa (ponto de encontro à porta do Diário de Notícias, a partir das 14h30). No Porto, a concentração é às 14,30h, no Largo Soares dos Reis, junto ao antigo edifício da PIDE/DGS, no início da Rua do Heroísmo.

Todos os cidadãos, jornalistas ou não, sócios ou não, são bem-vindos! Juntem-se a nós!

Partilhe