“Weekly Times” em risco de encerrar no Zimbabué

A publicação independente “Weekly Times”, de Bulawayo, no Zimbabué, corre o risco de ser fechada por ter, alegadamente, enganado a Comissão de Informação e Média (MIC) daquele país em relação à sua política editorial.

Publicado pela Mthwakazi Publishing House, este jornal saiu pela primeira vez a 2 de Janeiro deste ano, com o propósito de “informar, educar, contribuir para o desenvolvimento do país e respeitar as regras de justiça, imparcialidade, honestidade e integridade”.

Porém, três dias depois, a 5 de Janeiro, a empresa recebeu uma carta do director do MIC, Tafataona Mahoso, a notificar que a licença do jornal estava em risco de ser suspensa ou cancelada, devido ao facto do jornal não estar a ser imparcial em termos políticos.

O director do MIC deu sete dias à editora para apresentar argumentos para a não suspensão ou cancelamento da licença.

Ao que tudo indica, Tafataona Mahoso não terá gostado da manchete do jornal – uma entrevista com o arcebispo Pius Ncube, que teceu duras críticas ao presidente Robert Mugabe, acusando-o de não estar arrependido de um alegado massacre de civis inocentes em Matabeleland no início da década de 1980.

Partilhe