Vietname liberta último jornalista preso

Nguyen Dinh Huy, o último jornalista que ainda continuava preso no Vietname, foi libertado a 2 de Fevereiro. Dinh Huy estava detido desde 17 de Novembro de 1993, altura em que solicitou autorização para realizar uma conferência sobre democracia na cidade de Ho Chi Minh.

O jornalista, condenado em Abril de 1995 a 15 anos de prisão por tentativa de “depor o governo do povo”, saiu no mesmo dia que o activista pela liberdade de expressão, Nguyen Dan Que, preso a 17 de Março de 2003 e condenado a 29 de Julho de 2004 a trinta meses de prisão por ter condenado a falta de liberdade de imprensa no país.

Apesar destas libertações, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considera que o regime vietnamita não está a suavizar a perseguição à liberdade de expressão, uma vez que mantém presos três ciberdissidentes, um dos quais o ex-jornalista Nguyen Vu Binh.

Antigo profissional da “Tap Chi Cong San”, publicação oficial do Partido Comunista Vietnamita, Nguyen Vu Binh foi preso a 25 de Setembro de 2002 por ter colocado na Internet artigos de “natureza reaccionária”, tendo sido condenado a sete anos de cadeia e três de prisão domiciliária a 31 de Dezembro de 2003, uma sentença confirmada em recurso a 5 de Maio de 2004.

Partilhe