Vendas de jornais diários aumenta a nível mundial

As vendas de jornais cresceram globalmente em 2005, ao mesmo tempo que aumentaram os lucros provenientes da publicidade, anunciou a 5 de Junho a World Association of Newspapers (WAN).

A conclusão consta do relatório divulgado por ocasião do 59º Congresso Mundial de Diários e da 13ª edição do fórum Mundial de Redactores Chefe, segundo o qual o aumento foi de 0,56%.

De acordo com a WAN, foi estabelecido um recorde de vendas diárias mundial de 439 milhões de exemplares, que representa um aumento de 5% das vendas dos últimos quatro anos. O grande impulsionador das vendas foi o continente asiático, já que sete em cada dez dos cem diários mais vendidos do mundo são publicados na Ásia. Destes 100 títulos, 62 são publicados na China, Índia e Japão, os três principais mercados de diários do mundo com, respectivamente, 96,6 milhões, 78,7 milhões e 69,7 milhões de exemplares vendidos todos os dias.

Tendo em conta os diários gratuitos, a distribuição de jornais teve um aumento de 1,21% no ano passado e 7,8% desde 2000, sendo distribuídos todos os dias 464 milhões de exemplares. Os gratuitos representam 6% do total da difusão mundial de jornais diários.

«De uma maneira geral, o público leitor da imprensa, tanto em papel como online, mantém-se em crescimento», afirma o director da WAN, Timothy Balding, sublinhando haver uma «resistência incrível» a num novo meio de comunicação, os diários gratuitos online.

Ainda segundo a WAN, a publicidade dos diários pagos – cuja quota a nível mundial se situa nos 30,2% – registou um aumento de vendas de 5,7% em relação a 2005 e de 11,7% relativamente aos valores de há cinco anos.

Um terço dos jornais distribuídos em Portugal são gratuitos

Segundo dados da WAN, um terço dos jornais portugueses tem distribuição gratuita, o que coloca Portugal em segundo lugar neste tipo de publicações, logo a seguir à Espanha.

De acordo com a WAN, a Europa é o paraíso da imprensa diária gratuita, que representa 17% dos títulos em circulação no velho continente. Em todo o mundo existem actualmente 169 títulos gratuitos, com uma tiragem total de 27,9 milhões de exemplares, dos quais 18,6 milhões circulam na Europa.

Em Espanha, a quota de mercado dos gratuitos ascende a 51%, seguindo-se Portugal com 33%, a Dinamarca com 32% e a Itália com 29%.

Com sede em Paris, a WAN representa 18 mil jornais em todo o mundo. Agrupa 73 associações nacionais de editores, diários e directores de jornais em 102 países, 11 agências de notícias e nove associações de imprensa regionais e internacionais.

Partilhe