Vencedores dos prémios Liberdade de Expressão da Index on Censorship

A jornalista bengali Sumi Khan, o sociólogo grego Grigoris Lazos, o realizador indiano Rakesh Sharma, o jornalista e escritor Daniel Bergner e o Centro de Direitos Constitucionais dos Estados Unidos foram os vencedores dos prémios Liberdade de Expressão 2005 da Index on Censorship, entregues a 1 de Março em Londres.

Sumi Khan, correspondente do “Weekly 2000” em Chittagong, no Bangladesh, recebeu o prémio Hugo Young por ter exposto o papel de grupos políticos e religiosos locais em ataques a comunidades minoritárias e o rapto e apropriação de terras por parte de latifundiários, razão pela qual viria a ser ferida com gravidade em Abril de 2004.

Já o grego Grigoris Lazos viu reconhecida a sua luta contra o tráfico de seres humanos, apesar de ameaças de morte dos grupos que levam tal prática a cabo, recebendo o prémio Whistleblower.

No galardão para melhor Filme, a vitória coube a “Final Solution”, do indiano Rakesh Sharma, um documento sobre a política de direita na Índia e que foi proibido durante vários meses até o protesto público ter forçado o seu lançamento.

Quanto ao prémio de melhor Livro foi entregue a Daniel Bergner, autor de “Soldiers of Light”, que relata os dez anos de guerra civil na Serra Leoa, contando experiências das novas gerações e as suas esperanças de futuro, dando um rosto às estatísticas das Nações Unidas.

Por fim, a categoria de Direito dos prémios Liberdade de Expressão 2005 premiou o Centro de Direitos Constitucionais dos Estados Unidos da América, pelo seu papel decisivo na conquista do direito de contestar em tribunal a legalidade da prisão de estrangeiros detidos pelos Estados Unidos fora de território norte-americano.

Partilhe