Vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo Universitário

Estudantes de jornalismo de cinco instituições de ensino superior distintas foram premiados no âmbito do Prémio Nacional de Jornalismo Universitário (PNJU) 2009, tendo como recompensa um curso do Centro Protocolar de Formação Profissional de Jornalistas (Cenjor).

Na categoria de televisão, que teve como jurados Ricardo Costa e Carla Castelo, a vitória coube a Alison da Silva, Nuno Pinto e Sara Pereira, três alunos da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) que realizaram a reportagem “Porque votamos?”, entrevistando cidadãos de diversas origens sociais da região abrantina a propósito deste tema actual.

Em imprensa o prémio também ficou pelo centro do país, com Fernando Cascais e Paulo Moura a atribuírem a distinção maior a “Por umas libras mais”, reportagem de Ana Manuel França e Eliana Neves, duas alunas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

“Associação de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer”, de Joana Clara, aluna da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, conquistou o prémio em rádio e recebeu um extra não previsto: um estágio na Rádio Renascença, oferecido pela jurada Sofia Vieira, que juntamente com Dina Soares avaliou esta categoria.

Da mesma faculdade foi premiada Mariana Pereira, autora da reportagem “O-não-dito-por-dito”, vencedora do Prémio Responsabilidade Social (escolhido pelas ONG) ex-aequo com Hugo Maçãs, aluno da Escola Superior de Comunicação Social que concorreu com a reportagem televisiva “Cidadania 21”.

Por fim, na categoria Multimédia houve direito a uma Menção Honrosa para Diana de Albuquerque, Renata Gomes da Silva e Sara Santos Silva, alunas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto que elaboraram a reportagem “Quando o VIH entra no curriculum”.

Partilhe