Vários jornalistas distinguidos com prémios

Vários prémios foram atribuídos ou entregues recentemente, distinguindo trabalhos de jornalistas portugueses.

Maria Augusta Seixas foi galardoada com o Prémio Mulher Divulgação Elina Guimarães, pela série de reportagens “O Século das Mulheres”, emitidas pela RTP.

O prémio, uma iniciativa da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, ser-lhe-á entregue dia 17 de Abril, às 18 horas, em cerimónia na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.

Paulo Costa, também jornalista na RTP, recebeu no passado dia 2 o Prémio Engenharia e Tecnologias, organizado pela Ordem dos Engenheiros. O trabalho que lhe conferiu a distinção foi emitido no programa “Bombordo” e documenta a actividade de uma velha draga holandesa no combate à maré negra provocada pelo naufrágio do Prestige.

O segundo lugar deste prémio foi atribuído à jornalista Suely Costa, do programa “2010”, também emitido pela RTP, pelo trabalho “Terracarta”, sobre o levantamento arquitectónico em 3D.

Os vencedores da fase nacional do Prémio Europeu de Fotografia de Imprensa Fujifilm 2003 também já receberam os seus galardões: Gonçalo Rosa da Silva, na categoria de Desporto (com a foto Treino de karaté na praia de Díli); Luís Barra, na categoria de Notícias (com Black Galicia); José Bacelar, em Grande Reportagem (com Sida em Moçambique); e Anabela Oliveira, na categoria Retrato (com 19 de Maio). Estes fotojornalistas representarão Portugal na final europeia do prémio, que decorrerá em Oslo, de 26 a 28 de Abril.

O júri atribuiu também menções honrosas (segundo e terceiro prémios) nas diversas categorias aos seguintes jornalistas: Desporto – Luís Barra (When the sight knocks) e Pedro Magalhães (Mundial 2002-Os Campeões do Mundo passam ao lado do campeonato); Notícias – Daniel Rocha (Instituto de Reinserção Social) e Gonçalo Rosa da Silva (O fim da longa travessia); Grande Reportagem – Nelson Garrido (Maré negra – Prestige) e Jorge Simão (Campo de basquete, Argélia); Retrato – Alfredo Cunha (Cláudio Torres, arqueólogo) e Hugo Delgado (Anónimo, criança da escola de Carreço no distrito de Viana do Castelo).

Partilhe