UE cria prémio para jornalistas no domínio da saúde

A Comissão Europeia lançou a 17 de Fevereiro o primeiro prémio da União Europeia (UE) para jornalistas no domínio da saúde, visando em particular artigos publicados na imprensa escrita e on-line entre 2 de Julho de 2008 e 15 de Junho de 2009.

Integrada na campanha “A Europa dos Doentes”, esta competição contará com duas fases: a primeira é uma etapa nacional em que será escolhido o finalista de cada Estado-membro – que terá a oportunidade de participar num seminário sobre a saúde na UE, em Bruxelas, no Outono de 2009; já a segunda apurará o vencedor e o 2.º e 3.º classificados. Os prémios a atribuir são de 5 mil, 2 mil e 2 mil euros, respectivamente.

A competição é financiada ao abrigo do Segundo Programa de Acção Comunitária no domínio da Saúde (2008-2013) e pretende transformar-se num evento anual, podendo eventualmente vir a ser alargada de forma a cobrir os meios de comunicação audiovisuais.

O seu objectivo é distinguir e promover um jornalismo de elevada qualidade na área da saúde e incentivar e desenvolver o debate sobre as questões relativas a este tema na UE, em especial as iniciativas relacionadas com a campanha “A Europa dos Doentes”, como o rastreio do cancro, a segurança dos doentes, o transplante e a doação de órgãos, a utilização de antibióticos e os cuidados de saúde transfronteiriços.

Os interessados devem enviar os seus artigos utilizando o formulário electrónico disponível no sítio da referida campanha, onde também constam todas as informações necessárias sobre as regras e condições aplicáveis.

Partilhe