Tribunal do Panamá penhora salário de jornalista

Um tribunal do Panamá ordenou a 9 de Agosto a penhora dos bens e do salário de Jean Marcel Chéry, jornalista do “La Prensa”, até perfazer 18 753 dólares (cerca de 15 mil euros), como pagamento de uma indemnização por difamação ao juiz Winston Spadafora, do Supremo Tribunal.

A suposta difamação do magistrado terá ocorrido numa notícia de Jean Marcel Chéry em que se afirmava que Winston Spadafora ignorou uma dívida de dois milhões de dólares de um amigo seu, Jean Figali, para com a Autoridade da Região Interoceânica (ARI), uma estrutura governamental.

“Esta sentença é desproporcionada e é um passo atrás num país que tinha finalmente acabado com leis que eram particularmente desfavoráveis à liberdade de imprensa”, afirmou em carta ao ministro da justiça panamiano Héctor Alemán a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que receia que este caso “represente um precedente perigoso e encoraje os jornalistas à auto-censura”.

Esta não é a primeira vez que Winston Spadafora move processos judiciais contra Jean Marcel Chéry. A 7 de Agosto de 2003, o magistrado conseguiu que o jornalista e o seu colega Gustavo Aparicio, do diário “El Panamá América”, fossem condenados a um ano de prisão por um artigo em que denunciavam o uso de dinheiros públicos para construir uma estrada que servia quase exclusivamente uma propriedade privada do juiz. A pena viria a ser perdoada pela presidente Mireya Moscoso meses mais tarde.

Partilhe