“Tribuna da Madeira” viola direitos dos jornalistas

A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas (SJ) acusa a administração e a direcção do “Tribuna da Madeira” de, ao mandarem instalar câmaras de vídeo na redacção daquele semanário, colocarem em risco o dever de sigilo dos jornalistas e atentarem contra a sua privacidade.

Em comunicado divulgado hoje, 2 de Abril, aquela Direcção Regional do SJ manifesta ainda o seu repúdio pela retirada de um computador de trabalho a um dos jornalistas, durante a sua ausência.

É o seguinte o texto, na íntegra, do Comunicado da Direcção Regional da Madeira do SJ

Comunicado

O Sindicato dos Jornalistas protesta publicamente pela violação dos mais elementares direitos dos jornalistas no semanário “Tribuna da Madeira”.

Foram instaladas câmaras de vídeo na redacção do “Tribuna da Madeira” numa clara violação das disposições legais relativas à protecção de privacidade dos jornalistas. Esta acção constitui um meio ilegítimo de vigilância de prestação de trabalho. Tal prática é igualmente susceptível de colocar em perigo o dever de sigilo profissional dos jornalistas.

O Sindicato dos Jornalistas também protesta publicamente pela retirada de um computador de um jornalista do “Tribuna da Madeira” durante o seu período de almoço, privando-o de um instrumento de trabalho e retirando do seu controlo directo o conteúdo existente no respectivo disco, o que representa um risco de acesso ilegítimo por outras pessoas a dados e informações de natureza confidencial.

O Sindicato dos Jornalistas responsabiliza desde já a administração e a direcção do “Tribuna da Madeira” pela eventual violação dos ficheiros protegidos pelo sigilo profissional e pelo direito à privacidade do trabalhador que estava no referido computador retirado na passada sexta-feira.

Funchal, 02 de Abril de 2007

A Direcção

Partilhe