Três vencedores dos Prémios Internacionais de Liberdade de Imprensa 2006

A jornalista egípcia Abeer Al-Askary, o colombiano Hollman Morris e o paquistanês Hayat Ullah Khan foram distinguidos pela Canadian Journalists for Free Expression (CJFE) com os Prémios Internacionais de Liberdade de Imprensa 2006, que serão entregues numa cerimónia a realizar a 1 de Novembro, na cidade de Toronto.

Criado para reconhecer o valor de jornalistas que ultrapassam grandes desafios para cumprir com o seu dever de informar, este prémio costuma ter apenas dois vencedores, mas este ano foi aberta uma excepção para homenagear o freelance Hayat Ullah Khan, que cobria operações militares nas áreas tribais do Paquistão quando foi raptado em Dezembro de 2005.

Antes do sequestro, Khan tinha noticiado que um comandante da Al-Qaeda havia sido morto por um míssil norte-americano, contradizendo a versão oficial acerca da morte. Seis meses depois, a 16 de Junho deste ano, o seu corpo sem vida foi encontrado no Vaziristão do Norte.

A CJFE vai enviar o prémio de três mil dólares canadianos (2.115 euros) para a família do jornalista na fronteira do Paquistão com o Afeganistão, esperando que este valor ajude à luta que esta está a travar para que se faça justiça neste caso.

Premiados com igual valor monetário e com uma viagem até Toronto para receber o prémio, a egípcia Abeer Al-Askary e o colombiano Hollman Morris foram distinguidos com este galardão devido às investigações que têm realizado sobre corrupção, fraude eleitoral e tortura de prisioneiros no Egipto e as atrocidades cometidas por todas as partes no conflito armado na Colômbia, respectivamente.

Partilhe