Três profissionais de bimensário sindical raptados no Sri Lanka

Três trabalhadores do “Akuna”, um bimensário sindical do Sri Lanka, foram levados a 5 de Fevereiro dos subúrbios de Colombo, sendo possível que estejam sob custódia governamental, de acordo com o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), que teme pela segurança dos três profissionais.

Por volta das 21h30, sete homens que alegaram ser do departamento de investigação criminal levaram de sua casa M. Lalith Seneviratne, coordenador editorial da publicação, disse à BBC a mulher do sindicalista.

Contactada pela organização de defesa da liberdade de imprensa Free Media Movement (FMM), a polícia negou ter detido o jornalista. No mesmo dia desapareceram ainda o editor do “Akuna”, M.A. Sisira Priyankara, e o responsável pela impressão, Nihal Serasinghe.

Em declarações ao CPJ, o porta-voz do FMM, Sunanda Deshapriya, disse não ser claro o motivo pelo qual os três profissionais do “Akuna” foram raptados, podendo a acção dever-se à cobertura que a publicação estava a fazer de temas relacionados com democracia e direitos humanos ou com a actividade política dos três homens.

Partilhe