Três jornalistas assassinados em duas semanas no Brasil

O assassinato de três jornalistas brasileiros no espaço de duas semanas preocupa a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), sobretudo porque, durante o último ano, o Brasil tinha melhorado o seu posicionamento na tabela da liberdade de imprensa no mundo elaborada por aquela organização.

A primeira vítima foi Wanderley dos Reis, dono do jornal local gratuito “Popular News”, alvejado a tiro na sua casa em Ibitinga, São Paulo, a 16 de Outubro. Seguiu-se, a 18 de Outubro, o apresentador Francisco Gomes Medeiros, da Rádio Caicó, de Rio Grande do Norte, morto quando saía da sua habitação, um crime que se suspeita estar relacionado com o seu trabalho como jornalista.

Por fim, o caso mais recente ocorreu no dia 30 e teve como vítima José Rubem Pontes de Souza, assassinado com dois tiros na nuca num bar de Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro. De acordo com a RSF, o editor do “Entre-Rios Jornal” vinha dando bastante cobertura ao assassinato de uma jovem na localidade de Três Rios, uma informação que as autoridades não devem pôr de parte no âmbito da investigação.

Partilhe