TRABALHADORES MANIFESTAM-SE PELO SERVIÇO PÚBLICO

Os trabalhadores da RTP continuam em luta e organizaram manifestações junto à sede da empresa, em Lisboa, bem como nos estúdios do Monte da Virgem, no Porto e na delegação regional dos Açores, em Ponta Delgada. As concentrações ocorreram a partir do fim da tarde de sexta-feira, 10 de Maio e reuniram um número muito superior de trabalhadores do que a concentração da véspera.

Em defesa do serviço público e contra as medidas anunciadas quinta-feira pelo Governo, os trabalhadores da RTP voltaram à rua pelo segundo dia consecutivo, de novo à hora dos telejornais. O trânsito voltou a ser cortado na Av. 5 de Outubro, que os manifestantes ocuparam por completo, na zona em frente à sede da estação.

«Não Desligue» voltou a ser o lema da noite, onde os trabalhadores da RTP contaram com a presença solidária de inúmeras personalidades políticas e da vida pública, entre as quais Manuel Maria Carrilho, Miguel Portas, Jacinto Ramos, Paco Bandeira, Simone de Oliveira e Fernando Girão.

O Sindicato dos Jornalistas participou nas manifestações. Em Lisboa estiveram Maritns Morim, da direcção e Oscar Mascarenhas, do Conselho Deontológico e, no Porto, o presidente da Direcção, Alfredo Maia.

O secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Imprensa de Itália, Paolo Longhi e o secretário-geral da Federação dos Sindicatos de Imprensa de Espanha, Enric Bastards, estiveram presentes na concentração junto à 5 de Outubro. Ambos deram testemunho aos trabalhadores da RTP da sua preocupação face à ofensiva contra o serviço público em Itália, onde Silvio Berlusconi exige agora a interrupção de várias emissões informativas de forte impacto público da RAI, e em Espanha, onde o canal público regional da Catalunha, TV3, foi completamente instrumentalizado pelo Governo desta Região Autónoma.

As manifestações em Lisboa e no Porto, que tiveram início antes das 20 horas, prolongaram-se até além das 23 horas.

Entretanto, o Conselho de Opinião da RTP, que deverá reunir quarta-feira para apreciar os nomes nomeados pelo Governo para a administração da empresa, anunciou já que vetará o novo Conselho de Administração, no caso de este não dar garantias de que preservará os dois canais da RTP.

Representanres das Comissões de Trabalhadores da RTP e da RDP, bem como membros das organizações sindicais representativas dos trabalhadores do sector público da comunicação social, estiveram sexta-feira, 10 de Maio, no Parlamento, onde reuniram com deputados do Bloco de Esquerda e do partido ecologista «Os Verdes», que se manifestaram solidários com o combate dos trabalhadores.

Na próxima semana, terão lugar encontros com os grupos parlamentares do PCP e do PS.

O ministro Morais Sarmento deu uma entrevista à TSF, que será transmitida sábado, 11, às 12 horas, onde afirmou que «nem todos os trabalhadores terão lugar na nova RTP».

Partilhe