TRABALHADORES DA RTP VÃO ESTAR NO PARLAMENTO

Os trabalhadores da RTP reuniram em plenário na sexta-feira, 17 de Maio, tendo aprovado um conjunto de medidas de luta para os próximos dias, nomeadamente a participação em massa dos trabalhadores da televisão pública na audição parlamentar marcada pelo PCP para terça-feira, 21 de Maio, na Assembleia da República.

O plenário entendeu que as acções de protesto deverão acompanhar as discussões na Assembleia da República, convocando os trabalhadores para estarem presentes nas galerias, quando ocorrerem interpelações ao Governo.

Os participantes no plenário apelaram ainda ao Presidente da República para intervir na questão da RTP, no momento em que está nas mãos de Jorge Sampaio a decisão de vetar ou não o diploma apresentado pelo Governo na Assembleia da República, retirando ao Conselho de Opinião o carácter vinculativo dos respectivos pareceres.

No plenário foi ainda decidido nomear uma comissão de notáveis para organizar debates e responder a artigos de opinião publicados na Imprensa. Por outro lado, está em curso a formulação de convites a figuras públicas para a elaboração, até final desta semana, de um manifesto sobre a televisão.

Foi também lançado um apelo aos órgãos do poder local para defender as delegações regionais da RTP e a constituição de comissões locais para apoiar as delegações.

Finalmente, os trabalhadores apelaram às centrais sindicais para utilizarem os respectivos tempos de antena na defesa do serviço público de rádio e televisão.

Partilhe