“The Zimbabwean” ameaçado por comissão estatal

O semanário “The Zimbabwean”, publicado em Londres e com distribuição no Zimbabué e na África do Sul, foi ameaçado de sanções por Tafataona Mahoso, responsável da Media and Information Commission (MIC), controlada pelo governo do Zimbabué.

Criado por Wilf Mbanga, fundador do jornal independente “Daily News”, o “The Zimbabwean” é visto por Tafataona Mahoso como um “instrumento de propaganda” apoiado por “fundos secretos na Europa e no Norte de África”.

Num artigo publicado a 7 de Março no “The Herald”, Mahoso afirma, sem especificar que sanções poderá aplicar ao semanário, que a MIC tomará “as atitudes necessárias para parar aqueles que abusam do jornalismo recorrendo a fundos secretos para criar produtos com vista a enfraquecer as publicações que querem manter-se de forma honesta e informar o seu público”.

Já em Fevereiro passado, Tafataona Mahoso mandou fechar o privado “Weekly Times” por, alegadamente, o jornal ter “enganado” a MIC ao omitir certos aspectos da sua linha editorial para conseguir a licença de publicação.

Partilhe