Tentativa de homicídio na Colômbia faz três feridos

Um grupo de assassinos contratados tentou matar, a 20 de Fevereiro, Edgar Buitrago Rico, director do jornal colombiano “La Razón”. O ataque ocorreu no exterior das instalações do periódico na cidade de Cali e provocou três feridos: o guarda-costas do director, um funcionário do diário e um transeunte.

De acordo com o relato do guarda-costas Gustavo Adolfo Alape, escolhido pelo Departamento Administrativo de Segurança (DAS), os indivíduos tentaram entrar nos escritórios do jornal, mas foram impedidos pela reacção pronta de Alape, que sacou da arma e entrou numa troca de tiros com os criminosos, da qual resultaram os três feridos.

O incidente foi condenado pelo Centro de Solidariedade da Federação Internacional de Jornalistas (Ceso-FIP) na Colômbia, que instou o comandante da polícia local a liderar a investigação ao caso e levar perante a justiça os autores materiais e morais deste crime contra a liberdade de imprensa.

A organização recordou ainda que em 9 de Fevereiro último, durante a celebração do Dia do Jornalista e depois de ter sido condecorado pelo Círculo de Jornalistas de Cali, Edgar Buitrago falou sobre ameaças de morte que recebera via e-mail, em virtude do seu trabalho na investigação de casos de corrupção na região sudoeste da Colômbia.

Partilhe