Técnico de som da Reuters morto em Bagdade

Dois funcionários da Reuters Television foram alvejados a 28 de Agosto em Bagdade, tendo o técnico de som Waleed Khaled morrido e o operador de câmara Haider Kadhem ficado ferido e sido detido por tropas norte-americanas.

Segundo a polícia iraquiana, os disparos que atingiram os dois trabalhadores da Reuters partiram de forças norte-americanas, mas um porta-voz militar dos Estados Unidos disse que o incidente estava a ser investigado e que, segundo informações oficiais, as tropas estavam a defender a polícia iraquiana de um ataque quando os jornalistas foram alvejados.

Waleed Khaled, de 35 anos, foi atingido por uma bala na face e pelo menos quatro no peito, enquanto Haider Khadem sofreu ferimentos nas costas e foi em seguida detido durante 12 horas por tropas dos Estados Unidos, apesar dos pedidos da Reuters para que fosse libertado e recebesse cuidados médicos.

Haider Khadem disse a jornalistas que chegaram ao local pouco depois dos disparos que vitimaram Waleed Khaled que os tiros partiram de um sniper norte-americano num telhado. Dois desses jornalistas foram detidos por tropas norte-americanos durante algum tempo.

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a morte de Waleed Khaled aumentou para 66 o número de jornalistas e trabalhadores dos média mortos no Iraque desde a invasão de Março de 2003, o que ultrapassa os 63 jornalistas mortos durante os 20 anos da guerra do Vietname.

Partilhe