Sueco vence terceiro World Press Cartoon Sintra 2007

O cartoonista sueco Riber Hansson foi o grande vencedor do terceiro World Press Cartoon Sintra 2007, no valor de 20 mil euros, com uma caricatura do presidente russo Vladimir Putin, apresentado como um urso a afiar as garras com uma lima.

O desenho foi publicado originalmente em Maio de 2006 na Grécia e conquistou também o galardão de melhor caricatura do certame, seguido do colombiano Nacaró e do uruguaio Alfredo, respectivamente com um retrato satírico de George W. Bush e com “Fidel Castro”.

A ilustradora portuguesa Cristina Sampaio venceu o prémio de melhor cartoon editorial com uma obra sobre a imigração ilegal e a União Europeia (UE), em que um barco com imigrantes está a ser escoado, depois de tirada uma tampa com o símbolo da UE, tendo sido secundada pelo mexicano Chubasco e o grego Michael Kountouris.

Em desenho de humor, o vencedor foi o indonésio Tommy Thomdean, com a recriação de uma cena de um vaso arqueológico grego, que superou no entender do júri as imagens produzidas por Toshow, da Sérvia, e Cristian Topan, da Roménia.

Além dos dez prémios já referidos, foi distinguida também a sueca Ann Telnaes, que fazia este ano parte do júri e recebeu um prémio de carreira, por ter conseguido impor-se num mundo habitualmente dominado por homens, como é o do cartoon.

Todos os onze prémios foram atribuídos no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, após a inauguração de uma exposição que estará patente até 13 de Maio e é composta por 403 trabalhos de 286 artistas, oriundos de 56 países, e seleccionados pelo júri de entre as mais de 800 obras a concurso.

Partilhe