SJ repudia despedimento do jornalista Rui Marote

A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas contesta a decisão da Empresa Diário de Notícias de despedir o repórter fotográfico Rui Marote, na sequência de um processo disciplinar interno, e disponibiliza o apoio dos seus serviços jurídicos àquele profissional para a impugnação da sanção.

Em comunicado divulgado a 20 de Dezembro, a Direcção Regional da Madeira do SJ considera não haver motivos para o despedimento, critica a empresa pela devassa da caixa postal electrónica do jornalista e sublinha o contributo de Rui Marote, nos seus 35 anos de profissão, na defesa da liberdade de expressão e do jornalismo na Região Autónoma da Madeira.

É o seguinte o texto, na íntegra do comunicado da Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas:

DN despede jornalista Rui Marote

1. A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas repudia publicamente a decisão da Empresa Diário de Notícias de despedir o repórter fotográfico Rui Marote, na sequência de um processo disciplinar interno, nas vésperas de Natal e quando este profissional estava a 2 anos da reforma.

2. Para além de considerar que não existem motivos que justifiquem esta sanção, o Sindicato dos Jornalistas não pode deixar de condenar a atitude da empresa, que invadiu a caixa de correio electrónico individual daquele profissional, de onde retirou as mensagens que entendeu, sem o conhecimento prévio do jornalista em causa.

3. Esta invasão e retirada de cópias de mensagens da caixa de correio de um jornalista constitui um acto inaceitável de devassa de dados pessoais, tanto mais grave quanto o trabalhador em causa tem garantida pela Constituição e pela lei a protecção do sigilo profissional que, desta forma, pode ter sido posta em causa. Aliás, esta devassa pode mesmo vir, no futuro, a prejudicar a actividade jornalística da empresa. Perguntamos: Será que uma fonte pode, a partir de agora, enviar informações para o correio electrónico dos jornalistas do DN-Madeira sem que lhe assista o receio de que as mesmas vão parar às mãos da administração daquela empresa? Quantas fontes que pretendam manter o anonimato se coibirão de prestar informações relevantes aos jornalistas?

4. Rui Marote é um dos jornalistas mais experientes e conceituados da Madeira – está há 35 anos nesta profissão e foi um dos fundadores da Direcção Regional da Madeira do SJ. Se o DN tem sido reconhecido nas últimas décadas como uma referência em termos de liberdade de expressão e do jornalismo na Região Autónoma da Madeira, deve-o acima de tudo à categoria de profissionais como Rui Marote. Mal vai a empresa que desperdiça tal talento e maestria. Por ironia do destino, no dia em que lhe foi comunicada a decisão do seu despedimento, o DN anunciava que tinha sido premiada internacionalmente uma 1.ª página com foto de Rui Marote.

5. O Sindicato dos Jornalistas aplaude a decisão dos jornalistas eleitos do Conselho de Redacção do DN, que deram um parecer contra o despedimento.

6. Além de manifestar solidariedade ao nosso associado Rui Marote, o Sindicato dos Jornalistas vai garantir-lhe o apoio jurídico necessário ao procedimento judicial para impugnação da sanção de que foi alvo.

Funchal, 20 de Dezembro de 2007

A Direcção do SJ-Madeira

Partilhe