SJ preocupado com fusão anunciada no JN e n’O Jogo

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) enviou hoje um pedido de reunião urgente às Direções de Informação do Jornal de Notícias e do Jornal O Jogo.

Este pedido de reunião urgente surge após o anúncio feito à redação do Jornal de Notícias (JN), no início desta semana, de que em breve se dará a fusão da secção de desporto do generalista com a do diário desportivo.

O SJ vê esta intenção com profunda preocupação pois coloca em causa o pluralismo e a diversidade de dois títulos informativos autónomos e distintos, que têm contribuído, desde a sua existência, para a multiplicidade de visões e leituras da realidade informativa do país.

É também com preocupação que o SJ olha para estas anunciadas sinergias, pois, com elas, vêm, normalmente, cortes de postos de trabalho e atropelos aos direitos das pessoas trabalhadoras, daí este pedido de reuniões ter seguido com carácter de urgência.

Esta tendência de fazer mais com menos começa a fazer escola no nosso país e já ficou provado que não é solução para os problemas das empresas de comunicação social. O Sindicato dos Jornalistas lembra que há direitos que têm que ser garantidos e que há leis para cumprir. E também não é de mais lembrar que a concentração mediática enfraquece a democracia e retira liberdade de escolha aos leitores, diminuindo a sua capacidade crítica e de escolha. É de Liberdade e pluralidade que se faz o Jornalismo.

Partilhe