Situação no Nepal e Filipinas é prioridade da FIJ

A liberdade de imprensa e a segurança dos jornalistas no Nepal e nas Filipinas são as prioridades do grupo da Ásia-Pacífico da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), concluiu a conferência da organização que reuniu mais de 40 jornalistas em Taipei, Taiwan.

Sob o lema “Média para a Democracia – o Desafio na Ásia”, realizou-se em Taipei, de 7 a 10 de Julho a conferência regional da FIJ, que contou com o apoio da Associação de Jornalistas de Taiwan (ATJ) e da Fundação de Taiwan para a Democracia, e com a participação de organizações de jornalistas da Austrália, Camboja, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, Nepal, Paquistão, Filipinas, Sri Lanka, Taiwan e Tailândia.

A iniciativa, reconhecendo a difícil situação que os jornalistas enfrentam no Nepal e nas Filipinas, sublinhou a necessidade de intensificar ainda mais as acções de solidariedade para com os profissionais dos média nestes países.

“Os jornalistas destes dois países devem sentir-se reconfortados pelos seus colegas em toda a região estarem solidários com eles e continuar a lutar pelos seus direitos sem medo de intimidações, prisões, assaltos ou mesmo da morte”, afirmou o presidente da FIJ, Christopher Warren.

A conferência aprovou ainda diversas resoluções, entre as quais uma condenando a prisão em Nova Iorque da jornalista Judith Miller.

Partilhe