Situação dos jornalistas no Nepal agrava-se

O ambiente de guerra civil no Nepal está a afectar a imprensa, havendo vários casos de ameaças e ataques a assinalar, entre os quais o rapto de seis jornalistas por rebeldes maoístas, a 31 de Julho.

Durga Thapa, do diário “Nepal Samacharpatra”, Dev Kumari Subedi, do semanário “Samaya”, Kamal Pant e Ganesh Karki, do diário local “Bulbule”, Ratna Bahadur Shahi, da Karnali FM, e o jornalista freelance Shree Bahadur Bhandari foram sequestrados em Ranibas por não apoiarem o movimento maoísta, sendo no entanto libertados pouco depois.

Além deste rapto, vários jornalistas foram impedidos de entrar na província de Taplejung, controlada pelos maoístas, o semanário “Bimarsha” foi alvo de um roubo no valor de meio milhão de rupias (cerca de seis mil euros) e um funcionário público ameaçou matar um jornalista do “Vishwa Jagaran”, caso este publicasse uma reportagem crítica.

Em comunicado, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) condenou as tácticas usadas pelos maoístas, pelo governo e por indivíduos para controlar e manipular os média no Nepal.

Partilhe