Situação crítica no Iraque com morte de mais um jornalista

A notícia da morte de Ahmed Shawkat, editor do semanário iraquiano “Bilah Ittijah”, no dia 28 na cidade de Mossul, norte do Iraque, alarmou o Comité para a Protecção dos Jornalistas.

De acordo com a Associated Press e a Agência France Presse, Ahmed Shawkat foi morto por um homem armado que, na companhia de um cúmplice, seguiu o jornalista até ao seu escritório.

Segundo uma filha do jornalista, Ahmed Shawkat recebera, algumas semanas antes, cartas ameaçadoras que o avisavam de que devia encerrar o jornal.

Entretanto, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Federação de Jornalistas Árabes (FAJ) encontraram-se em Bruxelas no dia 23 para discutir a actualização da Declaração de Rabat, divulgada pelas duas entidades em Marrocos no passado mês de Março, e avançaram com a ideia de uma missão conjunta ao Iraque em Janeiro de 2004.

No Iraque, actualmente as condições de trabalho são extremamente pobres e os profissionais dos órgãos de comunicação social carecem de melhor preparação e material de trabalho.

O grupo da missão ao Iraque vai ser composto por uma delegação com seis representantes da FIJ e da FAJ, que irão estabelecer contacto com jornalistas, agências da ONU e elementos da sociedade civil, com vista a facilitar a criação de uma plataforma de diálogo entre estes grupos.

A plataforma, que deverá incluir elementos dos diversos grupos étnicos e culturais iraquianos, visa defender a liberdade de imprensa e os jornalistas.

Partilhe