Sindicato lança apelo por doações aos jornalistas que morrem de fome em Gaza

O Sindicato dos Jornalistas associou-se a uma iniciativa da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) e apela a todos os jornalistas portugueses que ajudem os jornalistas palestinianos e famílias que morrem de fome em Gaza desde que se acentuou o cerco israelita.

A iniciativa, “De Jornalista para Jornalista”, nasceu de conversas entre a presidente da FEJ, Maja Server, e o presidente do Sindicato Palestiniano de Jornalistas (SPJ), Nasser Abu Bakr, sobre a dramática situação vivida em Gaza que afeta também os nossos camaradas de profissão.

Através desta nova iniciativa conjunta, “De Jornalista para Jornalista”, FEJ e o SPJ apelam a cada jornalista europeu para doar 10 euros ao Fundo de Segurança da Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, na sigla original), com o objetivo de financiar a compra de alimentos para jornalistas em Gaza e famílias.

“Este dinheiro ajudará a aliviar a fome e permitirá que as famílias dos jornalistas palestinianos obtenham o mínimo necessário de alimentos, como leite e farinha. Os jornalistas em Gaza estão a viver uma tragédia humanitária sem precedentes na História”, afirmou Nasser Abu Bakr.

“Não podemos limitar-nos a oferecer palavras de apoio aos nossos colegas em Gaza. Apelamos a todos os jornalistas que possam fazê-lo que façam uma doação através do Fundo de Segurança da IFJ, que garantirá que os fundos angariados sejam utilizados da forma mais eficaz e segura possível”, acrescentou Maja Sever.

O donativo pode ser feito para o Fundo de Segurança da IFJ através de:

Nome do banco: BNP Paribas Fortis

BIC: GEBABEBB

IBAN: BE64 2100 7857 0052

Nome: AISBL Federation Internationale des Journalistes

Em alternativa através do Donorbox da IFJ, aqui:
https://donorbox.org/donation-to-the-ifj-safety-fund (por favor escreva “Gaza” na caixa “Write us a comment”)

Partilhe