O Sindicato dos Jornalistas (SJ) criou um canal de denúncias, acessível nesta ligação e no site oficial do SJ, para que possas canalizar as ameaças, os insultos e as mentiras dirigidas a ti, ao jornalismo e aos jornalistas, seja nas redes sociais ou em corredores.
É sobre nós e para todos nós. Este é o “tal canal” em que se calhar já pensaste. Pretendemos que seja uma forma simples, segura e confidencial de dizer ao Sindicado dos Jornalistas o que estás a enfrentar. As ameaças nas redes sociais, as pressões pelo telefone, os recados por e-mail ou as insinuações presenciais nos serviços que tentam condicionar a nossa liberdade.
A partir de agora, podes denunciar tudo isso ao Sindicato dos Jornalistas de forma mais simples. Queremos recolher toda a informação possível sobre ameaças à nossa integridade física, mental e intelectual. Mesmo que a fina linha, tantas vezes estraçalhada, entre liberdade de expressão e crime de ódio, seja difícil de comprovar na barra dos tribunais, o SJ vai registar as ameaças para memória futura e, também, dar seguimento legal àquelas que assim o exijam. Se, um dia, algo acontecer a um de nós, todos seremos um só a denunciar, a defender e a agir. Ter esse material é não só uma tentativa de garantir que os agressores serão castigados, como também um registo histórico do momento que vivemos.
Se é o Jornalismo que escreve a História contemporânea, que sejam os jornalistas a inscrever na História as ameaças, as insinuações e as mentiras que tentam condicionar, denegrir e limitar a liberdade, o trabalho e a dignidade daqueles cuja profissão é, também, inscrever no diário de bordo da Humanidade as notas mais relevantes de cada dia.
