Sindicato da Letónia corre risco de despejo

O Governo de Riga quer desalojar o Sindicato dos Jornalistas da Letónia do edifício onde há mais de dez anos funciona a sede da organização. A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) condenaram esta decisão.

O Sindicato dos Jornalistas da Letónia está instalado num edifício histórico do centro da capital. O prédio foi restaurado pelos jornalistas há uma década. Actualmente, a Casa dos Jornalistas, também conhecida como Reuters House, é um importante centro social e cultural da cidade.

O governo prepara-se para vender o edifício. Segundo notícias dos jornais de Riga, um decreto confidencial de 17 de Setembro levará à privatização de vários prédios do centro da capital, incluindo a Reuters House.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) protestaram junto do primeiro-ministro, Andrís Berzin, a quem exprimiram surpresa face a esta decisão.

“Não conseguimos compreender a justificação para desalojar o sindicato”, disse o secretário-geral da FIJ, Aidan White. A FIJ e a FEJ consideram que o governo devia reconsiderar esta decisão. “Acreditamos que, no interessa da liberdade de Imprensa e por solidariedade profissional, é importante que os jornalistas continuem a usar a Journalists House”, escreveu o dirigente da FIJ, numa carta onde apela ao primeiro-ministro Berzin para intervir neste caso.

Partilhe