Sindicato catalão alerta para precarização no sector

O Sindicato de Jornalistas da Catalunha (SPC) denunciou em comunicado que está a ocorrer uma escalada na desregulação da contratação dos trabalhadores nas empresas de comunicação social, em especial na imprensa, aumentando a precariedade com a desculpa da crise.

De acordo com o SPC, esta tendência acentuou-se nos últimos meses, com a redução do número de trabalhos entregue aos colaboradores à peça e, nas últimas semanas, com o anúncio de que alguns órgãos vão prescindir de profissionais que lhes prestavam serviços há décadas sem que os trabalhadores afectados recebam qualquer tipo de compensação.

O caso é mais preocupante entre os fotojornalistas, havendo diários que não possuem um único fotógrafo contratado, embora sejam vários os que trabalham para eles todos os dias.

Insistindo na necessidade de mudanças nas políticas de contratação do sector, o SPC “reclama às empresas que corrijam urgentemente esta situação que não faz mais do que precarizar as suas redacções e, portanto, prejudicar cada vez mais a qualidade dos produtos que elaboram”.

Partilhe