Sindicato britânico critica escutas ilegais de jornal

O jornal britânico “News of the World” efectuou escutas telefónicas ilegais para obter histórias sensacionalistas sobre celebridades, acção que mereceu a condenação do Sindicato Nacional de Jornalistas britânico (NUJ), que a considerou “irresponsável e perigosa”.

Para o NUJ, os artigos produzidos pelo “News of the World” não era claramente de interesse público, criticando por isso o recurso a “meios sub-reptícios para obter informação”, algo que só deveria acontecer “em casos realmente importantes, do maior interesse público, não para fofocas sobre jogadores de futebol ou a família real”.

“Quanto mais os jornalistas utilizarem meios ilícitos para histórias inconsequentes, mais difícil será justificar o seu uso quando for realmente importante e justificado. É esse o perigo em que o ‘News of the World’ está a colocar toda uma classe”, frisou Jeremy Dear, secretário-geral do NUJ.

A organização sublinhou ainda que existe um Código de Conduta Profissional, documento parecido com o código deontológico dos jornalistas portugueses, que estipula que a informação deve ser obtida “por meios honestos, directos e abertos”, excepto em “investigações que sejam de enorme interesse público”.

Partilhe