O Sindicato dos Jornalistas criou um canal para denunciar ameaças e agressões a jornalistas que será apresentado num webinar sobre estratégias de combate à violência on-line contra jornalistas, agendado para terça-feira, dia 9, às 18h. Inscreve-te aqui para participar.
Ameaças, insultos e acusações falsas aos jornalistas não atingem apenas os outros. Sabes o que fazer se fores tu alvo de perseguição e abusos nas redes sociais? A jornalista do Diário de Notícias Amanda Lima e o jornalista László M. Lengyel, presidente do Sindicato Húngaro de Jornalistas (HPU), vão relatar os seus casos particulares, e como combateram o ódio de que foram alvo, no caso português, até à barra dos tribunais.
O evento serve para conhecer estratégias de resistência e denúncia de situações que chegam a ser crime, que passam a poder ser registadas num formulário dedicado, disponibilizado pelo SJ online. Este canal de denúncias foi criado para que possas registar as ameaças, os insultos e as mentiras dirigidas a ti, ao jornalismo e aos jornalistas, seja nas redes sociais ou em corredores.
Os abusos on-line contra jornalistas são um fenómeno global. Não aches que não te podem atingir. Participa. Denuncia. Age. Protege-te e protege os outros como tu.
