Sete jornalistas feridos no Líbano

Três profissionais da estação libanesa New TV e quatro da Al-Manar foram feridos por disparos das forças israelitas durante os confrontos no Líbano, a 12 e 13 de Julho, denunciou a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

O repórter Bassel Al-Aridi, o operador de câmara Abd Khayyat e o operador de câmara assistente Ziad Sarwan foram atingidos a 13 de Julho quando o veículo em que se deslocavam – claramente identificado como pertencendo à New TV – atravessava uma ponte no Sul do Líbano, onde se tinham deslocado para cobrir confrontos.

Os três profissionais só recuperaram a consciência no hospital de Natatiye, 70 quilómetros a sudeste de Beirute, e já não correm qualquer perigo de vida.

Instando as autoridades de Israel a investigar devidamente o caso, a RSF considerou “inaceitável que os jornalistas sejam tratados como combatentes quando estão a cobrir confrontos”.

No mesmo dia, três funcionários da estação televisiva Al-Manar, propriedade do ramo libanês do Hezbollah, sofreram ferimentos ligeiros quando as instalações da emissora em Haret Hreik, no Sul de Beirute, foram atingidas por um míssil israelita.

Um outro míssil israelita tinha já atingido, a 12 de Julho, a ponte Qasmiye, no Sul do país, ferindo um correspondente da mesma estação.

Partilhe