A questão do serviço público de televisão vai estar em evidência nas próximas sessões do ciclo “Falar Televisão”, que recomeça a 20 de Junho, com a presença de Claude-Jean Bertrand, no auditório do Institut Franco-Portugais, em Lisboa.
Claude-Jean Bertrand, da Universidade de Paris 2, falará sobre A televisão ‘pública’, modelo indispensável, e apresentará o seu livro A Deontologia dos Media, editado em português pela Minerva. A sessão terá início às 18 horas e prosseguirá com a intervenção do docente e membro do Institut Français de Presse.
No dia 26, às 18 horas, a sétima conferência deste ciclo retoma o tema do serviço público. A ex-deputada europeia Carole Tongue abordará outra questão que tem estado em foco no debate sobre a RTP. O futuro do serviço público de televisão na era digital dos multi-canais é o título da intervenção de Carole Tongue, também no Institut Franco-Portugais.
Daniel Schneidermann, da estação francesa La Cinquième, estará em Lisboa a 1 de Julho, para falar do célebre programa francês “Arrêt Sur lImage”, no qual a televisão reflecte sobre a própria televisão. Arrêt sur lImage: um programa de serviço público é o título da intervenção de Schneidermann.
O ciclo Falar Televisão decorre desde o início do ano. Trata-se de uma iniciativa do Centro de Investigação Média e Jornalismo, comissariada por José Carlos Abrantes e que tem o apoio da Embaixada de França-Institut Franco-Portugais, British Council e Instituto da Comunicação Social.
O Institut Franco-Portugais fica na Avenida Luís Bivar, 91. Todas as sessões têm entrada livre.