Serviço noticioso da BBC suspenso no Nepal e Paquistão

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) apelou ao governos de Katmandu e Islamabad para que autorizem, tão breve quanto possível, o retomar das emissões do serviço noticioso da BBC, suspensos desde Março.

“Após anos de liberalização, este acto de censura é um passo atrás no serviço noticioso de rádio no Sul da Ásia, onde apenas a Índia ainda não cedeu licenças para a transmissão de programas de rádio estrangeiros”, assinalou a RSF.

A 22 de Março de 2005 a estação pública Radio Nepal parou de difundir o BBC World Service – o que fazia desde Novembro de 2004 – sem qualquer explicação, substituindo as notícias em inglês por períodos de música.

Desde o golpe de estado de 1 de Fevereiro que os programas noticiosos vinham sendo proibidos em cerca de 50 estações de rádio nepalesas, as quais receberam ordem para veicular apenas programas de entretimento.

Por seu lado, no Paquistão, a 2 de Março o serviço da BBC em língua urdu foi suspenso por decisão do governo nas cidades de Karachi, Lahore, Multan e Faisalabad, que o recebiam através da estação Mast FM103, que foi ameaçada de não ter a sua licença de emissão renovada caso não acatasse as ordens.

A estação reagiu, solicitando ao tribunal que a libertasse da restrição dada a qualidade dos programas da BBC, que nunca suscitaram críticas do público, e, na audiência de 14 de Abril, o juiz aconselhou a Autoridade Reguladora dos Meios Electrónicos do Paquistão, a ter em consideração os argumentos da Mast FM103, o que pode indiciar uma decisão favorável na próxima sessão, prevista para 5 de Maio.

Partilhe