Senegal expulsa jornalista francesa

As autoridades senegalesas decidiram expulsar a jornalista Sophie Malibeaux, correspondente da Radio France Internationale (RFI) em Dakar, não obstante os protestos da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e as diligências de um responsável da estação junto das autoridades senegalesas.

A notícia foi avançada pela RFI num comunicado de 23 de Outubro, na sequência da falta de resultados da diligência do director-geral adjunto de antena e de informação da rádio, Gilles Schneider, que se deslocou a Dakar, de 20 a 22 de Outubro, para tentar convencer as autoridades senegalesas a voltar atrás na sua decisão de expulsar a jornalista francesa.

A 7 de Outubro, o governo senegalês anunciou que iria expulsar Sophie Malibeaux por “cobertura tendenciosa” das negociações em curso em Casamance, região onde há mais de vinte anos resistem rebeldes independentistas, e “ingerência grave nos assuntos internos do Senegal”.

Esta medida foi contestada pela FIJ, que vê a expulsão da jornalista como um atentado à liberdade de imprensa. Num comunicado emitido a 14 de Outubro, a FIJ relembrou a existência no Senegal de leis que “destroem a liberdade” e que colocam os jornalistas numa situação de ‘libertação temporária’.

Partilhe