Seminários sobre Protecção Civil para jornalistas

Terminam hoje, 2 de Abril, as inscrições para os seminários sobre Protecção Civil, em todas as suas vertentes, destinados a jornalistas que vão ser realizados em Lisboa e no Porto, a partir de dia 4, promovidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o Sindicato dos Jornalistas SJ) e o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor). Os seminários, com a duração de 30 horas, incluem uma sessão na Escola Nacional de Bombeiros, na Lousã.

Os seminários destinam-se a jornalistas e equiparados a jornalistas, habilitados com os respectivos títulos, e incluem quatro módulos que decorrerão em simultâneo em Lisboa e no Porto. O curso tem um formato compacto, de forma a possibilitar aos participantes a ocupação de somente três dias completos e metade doutro.

O programa dos seminários integra temas como o quadro legislativo e normativo da Protecção Civil, a estrutura operacional da ANPC; as articulações entre as diversas autoridades e agentes da protecção civil; o planeamento de emergência, os sistemas de aviso e alerta e as operações de socorro; a gestão de meios aéreos e os sistemas de gestão da emergência e de comando operacional; e, também, as relações no espaço da União Europeia e a cooperação bilateral com Espanha.

Os seminários incluem visitas ao Centro Nacional de Operações de Socorro e ao Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto e a corporações de bombeiros, encerrando com uma sessão que reunirá os participantes de Lisboa e Porto na Escola Nacional de Bombeiros na Lousã, no dia 5 de Maio. Os transportes são assegurados pela ANPC.

As inscrições poderão ser feitas a partir de hoje, 22 de Março, no Cenjor, em cujo sítio http://www.cenjor.pt se encontra o programa detalhado dos seminários.

Partilhe