Seminário sobre urbanismo para jornalistas

Integrado na exposição “30 Anos de Caos Urbanístico”, realiza-se um seminário para jornalistas a 21 de Setembro, em Lisboa. O seminário tem o objectivo de proporcionar formação sobre a problemática do Urbanismo, para o que tem a participação de reconhecidos especialistas. As inscrições, em número limitado, estão abertas no Sindicato dos Jornalistas.

SEMINÁRIO SOBRE QUESTÕES URBANÍSTICAS EM PORTUGAL

Integrado na Exposição “30 Anos de Caos Urbanístico”, no Museu Nacional de História Natural, em Lisboa, de 13 a 29 de Setembro 2002

O Seminário sobre Questões Urbanísticas em Portugal foi concebido especificamente para jornalistas e é uma iniciativa da Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses (APROURB) e do Sindicato dos Jornalistas (SJ), com o apoio do Centro de Estudos de Sóciourbanismo da Universidade Lusófona, do Curso de Licenciatura em Urbanismo da Universidade Lusófona e da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Praxis XXI.

OBJECTIVOS GERAIS

As questões urbanísticas têm-se tornado progressivamente numa das preocupações dominantes da sociedade portuguesa. O urbanismo ocupou um lugar central nas debates nas duas últimas eleições, autárquicas e legislativas, e a Comunicação Social dá conta permanentemente de opções duvidosas, de resultados de medíocre qualidade e de atentados ao património, ao território, ao bom senso e à dignidade humana.

Em Portugal existe um caos urbanístico generalizado, com um mercado imobiliário altamente especulativo, planos directores caducos antes de tempo ou sem eficácia, uma gestão do território sem orientações de sustentabilidade e um enquadramento profissional mistificador.

O País necessita urgentemente de criar uma nova mentalidade capaz de suster o caos urbanístico e planear novas orientações, novas referências e novos modos de operar. Os jornalistas têm um papel importante a desempenhar, produzindo uma informação rigorosa que contribua para a formação de uma consciência crítica sobre o Urbanismo.

Por isso, a APROURB e o SJ organizam o Seminário “Questões Urbanísticas em Portugal” com os seguintes objectivos:

– Proporcionar uma formação específica sobre a problemática do Urbanismo, familiarizando os participantes com conceitos, estruturas, práticas, legislações e responsabilidades;

– Identificar os principais erros urbanísticos cometidos em Portugal;

– Analisar e debater o papel dos Urbanistas e a prática do Urbanismo em Portugal e na União Europeia.

DESTINATÁRIOS

Jornalistas e equiparados a jornalistas, portadores dos respectivos títulos.

DATA

21 de Setembro de 2002.

LOCAL

O Seminário decorrerá no Museu Nacional de História Natural, na Rua da Escola Politécnica, n.º 58, em Lisboa.

PROGRAMA

Das 9h00 às 13h00

Urbanismo e Jornalismo – Jornalistas Alfredo Maia e Luísa Schmidt

A Cidade sem Urbanismo – Visita crítica à exposição “30 Anos de Caos Urbanístico”, pelo Prof. Dr. Mário Moutinho

Instrumentos Jurídicos do Urbanismo – Prof. Dra. Ana Bordalo

Das 14h00 às 17h00

Organizações Nacionais e Internacionais no Âmbito do Urbanismo – Urbanista Diogo Mateus

Práticas Contemporâneas do Urbanismo em Portugal – Urbanista Luís Neff (Câmara Municipal de Cascais)

Mesa-redonda: A União Europeia e o Urbanismo – Urbanista Manuel Farinha (Câmara Municipal da Amadora), Urbanista Susana Palha, Prof. Dr. Mário Moutinho e Jornalista Pedro Almeida Vieira

PREÇO

O custo por participante é de 35 Euros, incluindo documentação.

Para os sócios do Sindicato dos Jornalistas a participação é gratuita.

INSCRIÇÕES

Sindicato dos Jornalistas

Rua dos Duques de Bragança, n.º 7 – 2.º

1249-059 Lisboa

Tel. 213464354 e 213467175; Fax 213422583

E-mail: sinjor@mail.telepac.pt

Partilhe